Amantikir Origens
Nossa Gastronomia
AMANTIKIR ORIGENS
Nossa cozinha busca essencialmente enfatizar três conceitos fundamentais para a construção da sua identidade: territorialidade, sazonalidade e circularidade.
A partir de um mergulho histórico, econômico e social pela Serra Catarinense, construímos a personalidade deste espaço, que hoje se reflete nos nossos fazeres, pratos e na alma serrana.
O tropeirismo, herança viva da cultura local, deixou marcas que resistem ao tempo. Como as cercas de taipa, que carrega símbolos e memórias que construíram cidades, hábitos e uma identidade que continua a inspirar gerações.
Entre vinhedos que florescem, pastos nativos que nutrem carnes singulares e o talento de produtores locais que transformam o simples em extraordinário, nasce uma rede de sabores que traduzem o melhor da Serra..
Aqui, cada prato conta uma história. De memórias, aprendizado e propósito.
Desejamos que cada sabor que chega à mesa, carregue consigo o sentido profundo deste lugar:
Um convite a sentir as intenções, as emoções e a dedicação impressas em cada gesto, preparo e serviço.
AMANTIKIR
Do tupi, “a serra que chora”.
O nome evoca a abundância de nascentes, quedas d’água e a força da natureza local. Acredita-se que tenha sido escolhido pelos tropeiros, em alusão à Serra da Mantiqueira, cuja riqueza natural, beleza e imponência ecoa neste território.